Geral

Adeus a Betty White, ícone da comédia americana

A comédia norte-americana se despediu, na última sexta-feira (31), de um dos seus maiores ícones. A atriz Betty White faleceu. Com mais de 8 décadas de carreira, Betty morreu a menos de três semanas de seu aniversário de 100 anos. Apesar do acontecido, o evento que foi marcado para comemorar a data ainda vai acontecer. Segundo o Page Six, os produtores Steve Boettcher e Mike Trinklein, que organizaram um especial sobre o ícone de Hollywood, afirmaram que haverá a transmissão do documentário no dia 17 de janeiro, quando ela faria aniversário.

Intitulado de Betty White: 100 anos jovem – Uma Celebração de Aniversário, o evento contará a história da estrela. “Nossos corações choram com o falecimento dela. Durante os muitos anos que trabalhamos juntos, desenvolvemos um grande amor e admiração por Betty como pessoa e como uma artista talentosa. Somos gratos pelas muitas décadas de alegria que ela proporcionou a todos. Betty sempre disse que ela era a ‘mulher com dois pés mais sortudos’ por ter uma carreira tão longa. E, honestamente, fomos os sortudos por tê-la tido por tanto tempo. Continuaremos com nossos planos de exibir o filme em 17 de janeiro, na esperança de que nosso filme forneça um meio para que todos que a amam celebrem sua vida – e vivenciem o que a tornou um tesouro nacional”, disseram os produtores.

Sua festa de 100 anos também estará no show, com uma lista de convidados que inclui as estrelas Ryan Reynolds, Tina Fey, Robert Redford, Lin-Manuel Miranda, Clint Eastwood, Morgan Freeman, Jay Leno, Carol Burnett, Craig Ferguson, Jimmy Kimmel, Valerie Bertinelli, James Corden, Wendie Malick e Jennifer Love Hewitt.

Betty começou no rádio nos anos 40, fazendo aparições em Blondie, The Great Gildersleeve e This is Your FBI. Em 1949, Betty começou a trabalhar em um programa de variedades na televisão com Al Jarvis chamado Hollywood on Television – que ela mais tarde co-apresentou – antes de entrar em mais papéis na TV nos anos 50.

Um dos pontos altos da carreira da atriz foi quando ela integrou o elenco de Golden Girls, que no Brasil ficou conhecido e transmitido na TV Globo como Super Gatas. Betty atuou na série entre 1985 e 1992.

CARREIRA

Betty Marion White nasceu em Oak Park, Illinois, em 17 de janeiro de 1922. Ela afirmou que Betty é seu nome legal e não uma versão abreviada de Elizabeth. Ela é filha única de Christine Tess Cachikis (1899–1985), dona de casa, e Horace Logan White (1899–1963), executivo de uma empresa de iluminação. Seu avô paterno era dinamarquês e seu avô materno era grego, com suas outras raízes sendo inglês e galês (ambas as avós eram canadenses).

A família de White mudou-se para Alhambra, Califórnia, em 1923, quando ela tinha pouco mais de um ano, e mais tarde para Los Angeles, durante a Grande Depressão. Para ganhar dinheiro extra, o pai dela construía rádios de cristal e os vendia sempre que podia. Como era o auge da Depressão, e quase ninguém tinha uma renda considerável, ele trocava os rádios em troca de outros bens, incluindo cães em algumas ocasiões.

Ela estudou na Horace Mann School e na High School de Beverly Hills, graduando-se em 1939. Seu interesse em vida selvagem foi provocada por férias em família para as serras elevadas. Ela inicialmente aspirava a uma carreira como um guarda florestal, mas foi incapaz de alcançar este objetivo porque as mulheres não tinham permissão para servir como guardas florestais naquela época. Em vez disso, White perseguiu um interesse em escrever. Ela escreveu e interpretou o papel principal em uma peça escolar na Horace Mann, e descobriu seu interesse em escrever. Inspirado por suas ídolas Jeanette MacDonald e Nelson Eddy, ela decidiu seguir uma carreira como atriz.

Depois de fazer a transição do rádio para a televisão, White se tornou um dos principais panelistas de programas de jogos americanos, including Password, Match Game, Tattletales, To Tell the Truth, The Hollywood Squares e The $25,000 Pyramid; aclamada como “a primeira dama de games shows”, White se tornou a primeira mulher a ganhar um Daytime Emmy Award for Outstanding Game Show Host pelo show Just Men! em 1983.[4] Ela também era conhecida por suas aparições em The Bold and the Beautiful, Boston Legal e The Carol Burnett Show. Seus maiores papeis inclui a personagem Sue Ann Nivens na série The Mary Tyler Moore Show (1973–1977) da CBS, Rose Nylund na série The Golden Girls (1985–1992) da NBC e Elka Ostrovsky na sitcom Hot in Cleveland (2010–2015). Ela ganhou popularidade renovada após sua aparição no filme de comédia romântica The Proposal (2009) e foi subsequentemente o assunto de uma campanha bem-sucedida baseada no Facebook ao ser a anfitriã de um episódio do Saturday Night Live, em 2010, que rendeu a ela um Emmy do Primetime de melhor atriz convidada numa série de comédia.

White trabalhou na televisão mais do que qualquer outro neste meio, segundo o Guinness World Records. Ela recebeu oito prêmios Emmy Awards em diversas categorias, três American Comedy Awards, três Screen Actors Guild Awards e um Grammy Award] White recebeu uma estrelha na Calçada da Fama de Hollywood e em 1995 foi indicada ao Salão da Fama da Televisão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo